quarta-feira, 2 de setembro de 2009

AV - e agora?

Com a crise a apertar ainda mais do lado de lá do que do lado de cá da fronteira, e alavancados pelo seu know-how na construção de linhas ferroviárias de Alta Velocidade, os espanhóis partem à frente para a concessão do primeiro troço da AV portuguesa, tendo apresentado a proposta aparentemente mais barata para os cofres nacionais.

E agora? é caso para perguntar.

Caso o PS continue governo após as Legislativas, o processo prosseguirá o seu rumo natural, tudo o indica.

E se o PSD vencer a 27 de Setembro? O que irão os sociais-dmocratas fazer com um projecto que se integra numa rede europeia, que foi negociado com Bruxelas e com Madrid, e que ainda por isso tem um consórcio "espanhol" bem colocado para vencer o primeiro "round"?

E o que pensarão agora de tudo isto os grandes grupos construtores portugueses, que têm insistido na necessidade de avançar com a AV, apesar da crise e por causa dela? Manterão ainda a sua opinião - e a pressão possível sobre os decisores políticos - mesmo ante a perspectiva de serem os espanhóis a abocanhar a parte maior da segunda fatia do "bolo"?



2 comentários:

  1. Ouvi ontem o Dr. Medina Carreira na SIC Notícias comentar que entende uma insensatez continuarmos aumentar a despesa pública num país que, a manter a tendência dos últimos 4 anos, irá ter em 2013 uma dívida externa que será o dobro do nosso PIB.

    Subscrevo muito do que ele ali disse, porque também não me parece razoável continuar a investir a este ritmo enquanto não estiver demonstrada a capacidade das gerações futuras para suportar os encargos que lhes deixamos.

    No caso concreto do TGV, o aspecto que me parece mais preocupante é o que me parece ser uma insensatez começar a rede pela ligação a Madrid, ligação com escassa procura (ver post que publiquei a 30 de Julho em http://allwaysmoving.blogspot.com/), e não pela ligação Porto-Lisboa, onde existe uma expectativa de procura muito superior e se constata um saturação amplamente demonstrada da via existente.

    Faz-me lembrar a história do novo-rico que começa por fazer a garagem para guardar o Ferrari antes de construir a casa para a família. Mas, no nosso caso, temo seriamente que sejamos é velhos-pobres.

    ResponderEliminar
  2. Caros Amigos.
    Fará sentido investir milhares de euros numa infraestrutura, quando dezenas de pessoas morrem nas simples passagens de nivél?

    Eu quero acreditar que todo o investimento é necessário, no entanto na AV tenho as minhas dúvidas!!!

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar