quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Todos a correr para Lisboa!

A mudança da Red Bull Race do Porto para Lisboa é só mais um exemplo, e infelizmente nem é o pior, da atracção fatal que a capital exerce sobre o País.

A verdade é que, Races à parte, há muito que todos, ou quase, os portugueses, e ainda por cima os mais influentes, quando não os mais capazes, correm para o Terreiro do Paço. A maioria dos que não o fizeram ainda, é porque não tiveram oportunidade, ou aguardam pela sua vez...

Pior do que o risco da litoralização do País, é o risco da sua lisbonização (se o termo não existe, acaba de ser inventado). E o mal maior é que, todos, ou quase, alinhamos nisto!

O problema não é de agora e, como digo, o caso da corrida de aviões não é particularmente grave. A verdade é que, ao longo dos anos, indivíduos, empresas e instituições assim que podem ganham asas e fogem para a capital.

É assim com muitos dos melhores quadros, é assim com a banca, com as grandes empresas e com a comunicação social. Ninguém parece escapar à tentação.

Bem vistas as coisas, as auto-estradas que cruzam Portugal de Norte a Sul e, cada vez mais, do Interior para o Litoral, não têm dois sentidos, mas apenas um: com direcção a Lisboa.

Além do mais, esta "necessidade" de estar perto do Poder é, deveria ser pelo menos, um anacronismo no mundo tecnológico e globalizado dos nossos dias. Pois se a internet nos permite comunicar em tempo real com o outro lado do mundo, com absoluta segurança, se necessário falando olhos nos olhos com o nosso interlocutor, por que carga de água é que há-de ser preciso estar em Lisboa? E os que não estão lá passam boa parte das suas vidas ao volante na A1, no avião para a Portela ou no comboio para a Gare do Oriente/Santa Apolónia.

A culpa é de todos e não é de ninguém. As coisas são o que são e não há nada a fazer. Mas não haverá mesmo?

No fim de contas, e ainda a propósito da Air Race, resta-nos uma consolação: o cenário escolhido em Lisboa não se compara, nem de perto nem de longe, com a cascata do casario do Porto e de V.N. Gaia, com o Douro ali entalado. Bem feito para eles...



1 comentário:

  1. O Vinho do Porto esse dificilmente vai para a capital...por enquanto.
    A tudo isto pede-se Bom Senso.

    Saudações Marítimas
    José Modesto

    ResponderEliminar